As carreiras mais promissoras para 2022 e como se preparar para elas

Apesar das incertezas econômicas provocadas pela pandemia da Covid-19, algumas profissões se mantêm demandadas e valorizadas, mesmo após tantas mudanças globais, ocorridas nos últimos dois anos. Entretanto, algo é certo e comum a todas elas: a presença da tecnologia como fator de transformação social e cultural.

Alguns fatores podem ser destacados como fundamentais para a modificação do cenário corporativo, dentre eles a propagação do trabalho remoto, que ressignificou o modelo de atuação de muitos negócios que antes eram totalmente físicos e presenciais.

A popularização dos processos automatizados por meio de inteligência artificial e robôs de atendimento, também estão fazendo com que o mercado busque profissionais especializados para atuar dentro deste novo ecossistema.

O cenário é positivo para profissões ligadas às tecnologias do mundo digital, seja para quem está entrando para o mercado de trabalho ou para quem almeja uma transição de carreira. Afinal, o mundo está cada vez mais dinâmico e conectado.

Confira a seguir algumas das carreiras mais promissoras para 2022:

 

Medicina e saúde

A medicina foi a área mais demandada neste período de pandemia, mas, mesmo com o controle da Covid-19, o setor da saúde é historicamente um dos mais requisitados e continuará sendo. Várias profissões são envolvidas neste contexto, como enfermagem, fisioterapia e odontologia, incluindo áreas da saúde mental, estética e de pesquisas científicas.

Hoje, com o avanço das startups da área da saúde, conhecidas como Healt Tech, diversas profissões também estão surgindo, como engenheiro hospitalar, engenheiro de dados da saúde e técnico de assistência médica digital, desta forma, para que o profissional da saúde possa se destacar, é necessário também que esteja alinhado com os avanços tecnológicos que veem ocorrendo em sua área de atuação.

 

Marketing digital

Incentivada pelo crescimento do mercado digital, a comunicação ganhou amplas atuações no cenário virtual, já que todas as empresas hoje em dia precisam da internet para divulgar seus serviços. Outro ponto relevante é que o Marketing Digital não está mais restrito às profissões relacionadas às disciplinas humanas, como publicidade, administração ou jornalismo. Com a dinâmica do cenário corporativo e o comportamento do consumidor que se tornou mais complexo, profissionais de áreas como engenharia, estatística e até mesmo psicologia, estão sendo frequentemente requisitados para compor times mais diversos e com múltiplas especialidades.

 

Tecnologia

O aumento do consumo de informações e o relacionamento digital promovido pela popularização da internet, está fazendo com que as empresas reestruturem seus canais para viabilizar uma comunicação mais fluída e segura. Diante deste cenário próspero, as oportunidades são amplas para programadores, desenvolvedores web e profissionais que lidam com cibersegurança, e as formações mais promissoras para a área são as que envolvem Análise de Sistemas, Engenharia ou Ciências da Computação com especializações diversas como inteligência artificial, arquitetura de redes e robótica.

 

Direito digital

Outra área tradicional que se mantém em alta é a jurídica, especialmente o direito digital. Com o aumento da atividade online, crescem também crimes cibernéticos e violações no mundo virtual.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) que tem como objetivo, regulamentar as atividades dentro do ambiente virtual, impulsionou o mercado de direito online, tendo em vista a necessidade de adequação por parte das empresas, às novas leis digitais.

 

Construção civil

Além das grandes construções com projetos de infraestrutura, o segmento residencial e de pequenas reformas têm crescido com a abrangência do home office e a priorização do isolamento social. Isso ocorreu, pois muitas famílias viram a necessidade de otimizar seus cômodos residenciais e transformá-los em espaços de trabalho

A construção civil se destacou durante este período mais crítico da pandemia e tende a continuar em alta, essa premissa é reforçada também pela atuação das incorporadoras, que mesmo com a alta do dólar e a escassez de insumos importados, não pararam seus projetos imobiliários.

Assim como ocorre em outros setores, a área de construção civil, também já está demandando por profissionais que estejam preparados para lidar com os novos recursos tecnológicos do segmento.

 

Como se preparar para essas novas oportunidades?

Algumas habilidades continuam sendo valorizadas, como comprometimento, responsabilidade, proatividade, pensamento estratégico, agilidade, facilidade de comunicação e trabalho em equipe. Porém, o profissional da atualidade precisa desenvolver ainda mais sua capacidade de inovar e se adaptar às rápidas transformações.

A adesão à tecnologia é uma delas, pois em diversos segmentos, da saúde à educação, as interações online, seja para divulgação ou atendimento, tendem a se consolidarem. Conhecimento técnico e dinamismo são essenciais em um mercado cada vez mais exigente e concorrido, ainda que promissor e com diversas oportunidades.