Fátima Guimarães, que trabalha com recrutamento para grandes empresas há mais de 20 anos, dá dicas para conquistar os objetivos no trabalho.
Por Redação iG
Crescer profissionalmente é a meta de 100% dos trabalhadores no Brasil . Além de representar mais ganhos financeiros, a sonhada promoção é um reconhecimento e ajuda a manter as equipes motivadas. Entretanto, quanto mais alto é o nível gerencial, menor é a quantidade de vagas disponíveis. Como conseguir a promoção?
Para ajudar quem almeja novos voos na carreira, convidamos Fátima Guimarães, da Job Finders RH. Há mais de 20 anos ela trabalha com recrutamento para vagas em grandes empresas e já ajudou mais de 15 mil pessoas a se recolocar no mercado de trabalho. Confira!
1 – Domine o que você já faz. Antes de pensar em uma promoção, você precisa dominar 100% o seu escopo de trabalho e estar pronto para ensinar outras pessoas a fazer o que você faz. Organize seus processos, liste as coisas que funcionam e as que tendem a dar errado, e pense em como é possível ser ainda mais assertivo.
2 – Estude. Se você quer crescer e contribuir estrategicamente para a companhia, precisa se informar sobre o mercado de atuação e consumir todas as notícias sobre os rumos que a empresa pretende tomar. Isso demonstra o seu interesse em colaborar. Fique atento aos comunicados internos e a tudo o que for publicado externamente, como o Linkedin, veículos que cobrem o setor e entrevistas concedidas pelos executivos.
3 – Expresse seu objetivo. Se você sabe que uma vaga interessante está disponível, converse com o responsável pelo processo seletivo e se candidate. Não espere que ninguém adivinhe o seu interesse. O mundo do trabalho requer clareza e isso inclui comunicação assertiva.
4 – Venda seu peixe. Os processos de promoção costumam ser semelhantes aos de seleção, ou seja, provavelmente você será entrevistado por pessoas com quem não convive. Por mais que elas já tenham ouvido falar do seu trabalho, esteja pronto para falar sobre as suas credenciais, trajetória profissional e objetivos dentro da companhia.