Lifelong learning: Os novos caminhos do desenvolvimento pessoal

A expectativa de vida da população mundial aumentou nas últimas décadas, estendendo o período da trajetória profissional, que, muitas vezes, acaba até seguindo novos rumos durante seu percurso. Assim, na virada do milênio, diante deste contexto de mudanças, ganhou força o conceito de lifelong learning, que significa aprendizagem contínua.

Hoje, especialmente pela disseminação do conhecimento em função da globalização e popularização da internet, o preparo para uma carreira de sucesso supera os limites acadêmicos. As vivências pessoal e profissional se entrelaçam. Experiências de vida agregam ao trabalho e impulsionam o desenvolvimento de inteligências, e vice-versa.

O lifelong learning é uma forma de retomar o prazer da descoberta e do saber. É a busca ativa por cursos, eventos e leituras, vinculados a outros conhecimentos ligados aos interesses pessoais de cada indivíduo. São estratégias de requalificação das habilidades, tornando o profissional mais preparado para desenvolver competências em diferentes áreas e fases da sua vida.

Dessa forma, a pessoa estaria pronta para encarar novos desafios e alcançaria um estágio maior de realização. O ciclo do lifelong learning passa pela compreensão de seus quatro pilares fundamentais: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser.  Entenda a seguir cada uma dessas etapas do lifelong learning, que traça novos caminhos do desenvolvimento pessoal. 

Aprender a conhecer: O primeiro passo é extrair, entre tantas informações, as que mais se aplicam em seu objetivo, ressignificá-las através de análises críticas e inseri-las em sua caminhada. Assim, terá mais domínio e autonomia sobre suas ações, podendo estimular a criatividade de ideias.

Aprender a fazer

É a aplicação das real skills, habilidades de cada um, no ambiente de trabalho. A tomada de decisões assertivas e eficientes demanda inteligência emocional, as quais fortalecem as relações interpessoais e o trabalho em equipe.

Aprender a conviver

Estar pronto para interagir e colaborar com o próximo, somando os conhecimentos pessoais em favor do crescimento coletivo.

Aprender a ser

É a possibilidade de desenvolver a organização pessoal e desbloquear capacidades que são cada vez mais necessárias, como a forma de se expressar, de se posicionar e sair de situações desafiadoras com um pensamento imaginativo e inovador.

Om toda a sua experiência em mais de duas décadas, no segmento de recrutamento e seleção a Job Finders RH&Promo, percebeu que muitas empresas já estão reconhecendo o lifelong learning como diferencial competitivo em um candidato, por isso, ter como premissa a busca constante por novos aprendizados pode trazer benefícios reais para a sua trajetória profissional.