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CHRO: os desafios para o novo líder da era digital
Você chegou ao ponto desejado e é o novo CHRO da sua organização. Parabéns, isso merece comemoração. Mas, ser um líder na era digital trouxe novos desafios, principalmente para o Chief Human Resources Officer, ou seja para o profissional responsável pela área de Recursos Humanos.
Para entender melhor a importância do líder ou diretor de RH e Gestão de Pessoas (CHRO) nos tempos atuais, preparamos alguns tópicos:
O CHRO e suas atividades.
Papel estratégico do RH nas organizações.
A tecnologia como aliada dos profissionais.
O CHRO e suas atividades
Com a globalização, algumas empresas optaram pela mudança na nomenclatura dos cargos, a fim de facilitar o contato e os negócios. O Chief Human Resources Officer (CHRO) ou diretor de RH é o responsável pela área de Gestão de Pessoas e, normalmente, responde ao Chief Executive Officer (CEO), o presidente da empresa. Este profissional faz parte do grupo da alta gestão e em termos hierárquicos tema mesma importância dos outros executivos, como o diretor financeiro.
Entre as atividades do cargo estão a compatibilização e execução do planejamento estratégico de forma transversal, em todas as ações voltadas aos colaboradores e na busca pelas inovações do setor.
Além disso, o CHRO também é responsável pela:
✓Construção e aprovação das políticas internas de RH.
✓Orientação dos planos de carreira e desenvolvimento de colaboradores e executivos da empresa, o que muitas vezes envolve a sucessão em áreas-chaves para o negócio.
Isso demonstra a importância da participação deste profissional no planejamento estratégico da empresa.
Papel estratégico do RH nas organizações
Pelas atribuições do cargo é compreensível porque o líder da área de RH e sua equipe são tão importantes no planejamento e execução das metas.
De forma resumida, o planejamento detalha as atividades e os resultados esperados em cada departamento, para que a empresa alcance o faturamento ou posição de mercado almejada em cada período.
O CHRO precisa conhecer a cultura da empresa e o plano traçado na busca dos resultados.
Afinal, a Gestão de Pessoas é a área responsável pela atração e manutenção dos profissionais necessários para a entrega das atividades, entendimento das tendências no mercado de trabalho, desenvolvimento das lideranças e como reunir todos esses elementos para o sucesso do negócio.
O suporte da tecnologia tem auxiliado os líderes de RH no cumprimento das funções do cargo.
A tecnologia como aliada dos profissionais
Além de uma equipe com competências técnicas na administração de benefícios e gestão de pessoas, é possível utilizar as facilidades de sistemas e ferramentas em todas as atividades das áreas.
A escolha do sistema mais adequado ao segmento da empresa facilita a operação e os trâmites burocráticos como admissão e desligamento, registro e manutenção de arquivos atualizados, controle de frequência, disponibilidade de documentos, entre outros.
Hoje, o CHRO também precisa estar atento às facilidades tecnológicas no recrutamento, seleção e interação com candidatos e empresas do ramo ou que façam parte de segmentos afins.
As mídias sociais têm facilitado o contato entre a empresa, candidatos, funcionários e colaboradores e aberto um espaço que, bem administrado, pode ser um canal de fortalecimento da cultura.
Porém, toda ferramenta tem prós e contras e o uso da tecnologia deve ser detalhado na política interna.Principalmente no tocante ao que é permitido ou passível de controle nas redes internas de comunicação; restrições da empresa ao acesso de determinados sites e funcionalidades liberadas no sistema de RH e a atualização de informações, comunicados e documentos relevantes para os colaboradores.
As empresas também têm investido no Business Intelligence (BI) e os gestores de RH utilizam as informações, apuradas a partir da coleta e análise de dados, nos processos de contratação, análises comportamentais, identificação de perfis e tendências de candidatos ou até mesmo aspectos de uma área ou equipe.
Com essa tecnologia, as tomadas de decisão do RH passaram a contar com o embasamento de informações quantitativas e qualitativas. Os dados tornaram possível planejar ações de endomarketing mais efetivas, ajustar os indicadores de desempenho, intervir em processos que não estejam adequados ao planejamento estratégico, entre outras alterações.
O CHRO é uma liderança estratégica e uma das competências do cargo é a capacidade de análise e implementação de mudanças e seu gerenciamento. Portanto, apesar dos desafios, estar à frente da área de Gestão de Pessoas na era digital é contar com inúmeras possibilidades de desenvolvimento das pessoas, principal ativo das empresas de sucesso.
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