Comunicação corporativa como ferramenta de integração e engajamento
A comunicação é a ferramenta base para a integração e o engajamento de funcionários e colaboradores. E, consequentemente, para a construção de uma marca bem sucedida. Mas, apesar dos inúmeros recursos disponíveis para transmitir informações, nunca foi tão complicado construir uma comunicação assertiva e autêntica que faça sentido no mundo corporativo.Para entender um pouco mais sobre o desafio da comunicação, independentemente do negócio da sua empresa, vamos refletir sobre algumas premissas básicas.
O que é comunicação e ruído?
A importância da estratégia clara de comunicação.Como definir os canais de comunicação de acordo com o público alvo.Sucesso na comunicação: narrativa e prática.O que é comunicação e ruído?A equação é simples: o emissor envia a mensagem para o receptor, através de um determinado meio. A comunicação é a transmissão de uma ideia, informação ou conhecimento entre duas ou mais pessoas, através de um canal (conversas, materiais escritos, internet, filmes e vários outros).
Ela tem diversas modalidades: interpessoal, corporativa, publicitária, etc.A comunicação pode ser inclusive intra pessoal, que é a conversa interior. Mas isso fica para outro momento.Você deve estar se perguntando: se é tão simples, por que as pessoas têm tanta dificuldade em se comunicar de forma clara e compreensível? Porque temos muitos ruídos na comunicação, que são os obstáculos que impedem a transmissão correta ou a compreensão da mensagem.
Ou seja, para que a mensagem seja compreendida e haja uma resposta do receptor (opinião, atitude, mudança de comportamento, compra), é necessário que o emissor esteja atento e entenda qual a melhor maneira de transmitir a mensagem.Para uma comunicação efetiva é preciso levar em consideração que o entendimento passa por vários filtros, que vão desde o meio escolhido para transmissão, até a história e o repertório do público-alvo.
A mesma mensagem pode ser interpretada de maneira diferente da proposta inicial, dependendo de como, quando e de que forma foi transmitida.Todos esses critérios precisam ser detalhados no plano de comunicação interno, e normalmente vão se desdobrar nos de mais materiais de divulgação da empresa.Envolve pesquisa sobre a percepção dos profissionais e parceiros, qual a melhor linguagem para comunicar as ações, qual a periodicidade ideal dos comunicados, que informações podem ser transmitidas pelos canais digitais e variáveis possíveis.
A importância da estratégia clara de comunicação.
Saber que a comunicação depende da correta compreensão da mensagem enviada, fica mais fácil entender a importância da estratégia comunicacional quando o assunto é engajamento de funcionários e colaboradores.
Atualmente, as empresas têm investido em suas áreas de customer service, pois sabem que é preciso mais que simplesmente atender o cliente, é preciso compreender suas necessidades, ser ágil na solução dos eventuais problemas e promover uma experiência de encantamento.
O desafio é o mesmo no ambiente interno das corporações: é imprescindível ouvir e entender que canais serão mais efetivos na comunicação com funcionários, colaboradores e parceiros, a fim de garantir o engajamento e a interação entre as equipes.
Segundo Peter Drucker (1909-205), “o último grande causador da perda de tempo são as falhas na informação”. O pensador contribuiu com suas ideias, para o desenvolvimento das atuais teorias em gestão de empresas e marketing. Essa é a tônica da comunicação assertiva, entender os pontos falhos que resultam em retrabalho, desgaste entre lideranças e subordinados, produtos e serviços em desacordo com a política interna da empresa.
O RH tem papel fundamental na estratégia de comunicação interna e definição dos melhores canais, pois conhece os profissionais, o planejamento geral da empresa e as expectativas de resultados do negócio.
Como definir os canais de comunicação de acordo com o público-alvo.
A comunicação efetiva envolve clareza de informações, entendimento do interlocutor e empatia. Estes são critérios para a escolha dos canais de transmissão mais alinhados com o público-alvo.
Atualmente, as empresa têm uma gama variada de ferramentas de comunicação e conseguem medir o retorno de acordo com a finalidade da informação.
Para comunicados internos e que envolvam as atividades diárias, a intranet possibilita a interação rápida, com possibilidades de esclarecimento de dúvidas, download de materiais explicativos e demais trocas de mensagens entre os profissionais e o RH.
Neste canal, também é possível estabelecer comunicados periódicos com a participação da direção da empresa, inclusive com espaço para sugestões e críticas. Elas também são comunicação e dão pistas sobre eventuais desvios de rota no relacionamento corporativo.As empresas também podem desenvolver a comunicação por grupos de whatsapp, com a criação de grupos específicos por área ou de lideranças.
É um caminho rápido e prático, mas que exige mediação constante a fim de evitar conflitos.
Além disso, os murais, e-mails, banners e demais canais escritos também têm seu lugar na estratégia de comunicação corporativa, dependendo do tipo de empresa, grau de interação entre a diretoria e os profissionais e o objetivo do comunicado.Sucesso na comunicação: narrativa e práticaTodos os canais listados e outros desenvolvidos por consultores e demais profissionais que atuam em comunicação corporativa têm o objetivo de entregar a mensagem, com o máximo de compreensão.
Já elencamos os motivos que podem dificultar o sucesso da comunicação: linguagem, canal incorreto, pouco conhecimento sobre o público-alvo, etc. Mas há também a distância entre a narrativa da empresa(o que ela comunica)e a prática diária com profissionais, parceiros e clientes.
Em tempos de internet não é possível esconder discursos descolados da realidade corporativa, principalmente entre os profissionais da empresa. Isso vale para o cumprimento das leis trabalhistas, produtos e serviços que não apresentem as qualidades comunicadas e qualquer posicionamento dissonante da empresa, percebido por profissionais e parceiros.
Um bom exemplo do que pode gerar conflitos internos e reverberar na reputação da marca é a comunicação sobre o engajamento da empresa em questões ambientais e sociais.
As empresas que divulgam ações de sustentabilidade são bem vistas pelos clientes, mas além da comunicação precisam ter ações internas para engajamento e multiplicação por parte dos profissionais.
O alinhamento entre o discurso e a prática deve constar na estratégia da comunicação corporativa. Desta forma, a equação simples de passar uma mensagem para um público definido, interno ou externo, tem mais chances de obter resultados positivos.
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