Sua empresa está aberta à diversidade?
A resposta a essa pergunta exige uma reflexão sobre o que é diversidade. O dicionário Michaelis traz duas expressões interessantes para definir o que é diverso: “que se exibe com diferentes facetas” e o “que se apresenta com mudanças”. O século XXI trouxe questionamentos no modo de vida das pessoas e o ambiente de trabalho tem refletido a busca por respostas.
O respeito à diversidade é um dos valores que tem permeado as tomadas de decisão das áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas e a busca de profissionais pelas agências especializadas. Segundo o Sebrae, em um material sobre Missão, Visão e Valores, “nem todas as empresas que definem missão e visão chegam a elaborar uma lista de valores que orienta o comportamento da organização. Outras já usam sua lista de valores nos processos nos processos seletivos, nos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores.”
Mas, será que as empresas realmente estão abertas e preparadas para formar e manter equipes diversas? Parece uma questão simples, porém pensar diversidade implica entender que o conceito é amplo e diz respeito ao gênero, cor, idade, crença religiosa, costumes, pessoas com algum grau de deficiência, ou seja, ao que se apresenta diferente da população média da empresa contratante.
As agências e consultorias em gestão de pessoas, assim como as áreas de RH das empresas, sabem que tão importante como a seleção inclusiva, que respeita a singularidade das pessoas, é o trabalho de integração desses profissionais com suas respectivas equipes. Principalmente, a atenção dos gestores para adaptação dos novos membros do time.
Estudos e pesquisas divulgadas por institutos importantes como Ethos, Harvard Business e a organização McKinsey & Company demostram que equipes diversas tendem a ser mais inovadoras e criativas, portanto mais produtivas. Em um mundo que as respostas às mais variadas demandas exigem rapidez e assertividade, contar com um time com mais repertório e flexibilidade traz vantagens competitivas.
As consultorias especializadas em RH têm contribuído para que a inclusão esteja na pauta das empresas, apresentando conteúdos e assessoria para integração dos novos talentos.
Um time diverso em características e competências apresenta novas possibilidades ao negócio, resolve as dificuldades com mais agilidade e tende a tornar o ambiente de trabalho mais inspirador.