Implantação e manutenção do trabalho híbrido sem perder produtividade, engajamento e motivação de funcionários e colaboradores.
O home office e o trabalho híbrido, a mistura do trabalho presencial e remoto, já eram realidades em grandes empresas ou multinacionais, mas essas modalidades ganharam outra dimensão a partir da pandemia de Covid-19.
Com a necessidade de isolamento, empresas de pequeno e médio porte reorganizaram suas atividades e adotaram o trabalho remoto.
A princípio, isso trouxe mais qualidade de vida aos colaboradores e funcionários pela proximidade com filhos e familiares, além de evitar a perda de tempo nos deslocamentos.
As empresas também perceberam que poderiam economizar em aluguel de espaços, gastos com infraestrutura e segurança, mantendo parte das equipes em home office total ou em sistema de rodízio.
Mas, todas as mudanças implicam ajustes para democratizar os benefícios, sem perder a produtividade e qualidade do negócio. Nesse ponto, a atuação das áreas de gestão de pessoas é fundamental para entender as necessidades de cada funcionário e fazer a ponte entre gestores e subordinados, na correção de eventuais problemas de adaptação.
As ações devem contemplar soluções adequadas para cada grupo de profissionais, o que pode ir da concessão de equipamentos como cadeiras e computadores a revisão de benefícios, como auxílio para internet.
Outro item importante é a definição e comunicação constante sobre horários de trabalho ou prazos para entrega das atividades, troca de e-mails ou mensagens pelo whatsapp e reuniões virtuais.
Esse tem sido um ponto sensível na relação de trabalho remoto e visto como gatilho para conflitos e adoecimento nas empresas.
Por fim, o departamento de RH e gestores precisam buscar o equilíbrio entre atividade presencial e o home office, a fim de permitir interação e troca entre as equipes e evitar que os profissionais se distanciem da história e valores da empresa.
As empresas, agências e consultorias em gestão de pessoas já entenderam que o trabalho remoto é uma realidade sem volta.
Hoje, oferecer essa opção tornou-se um diferencial das empresas no recrutamento e seleção de novos talentos.