Desmistificando as etapas do processo de seleção de candidatos

Os processos de recrutamento e seleção são complexos, mas seguem uma dinâmica objetiva. O desafio do recrutador é alinhar as necessidades e expectativas da empresa com a demanda de candidatos.

Sua missão é encontrar a pessoa ideal para a oportunidade disponível e para alcançar esse objetivo existem algumas etapas:

 

1- Identificação das características dos candidatos, necessidades e benefícios da vaga.

Trata-se de uma etapa importante e começa com a definição, em parceria com a empresa, das responsabilidades do cargo e as habilidades e competências consideradas necessárias para o bom desempenho da função. Neste momento, também serão especificadas a remuneração, benefícios e condições oferecidas para a vaga.

 

2- Divulgação da vaga nos meios de comunicação mais aderentes ao perfil.

O objetivo é alcançar o maior número de potenciais candidatos, para encontrar o profissional ideal. A busca pode ser realizada em grupos direcionados para a área de atuação nas redes sociais, por indicações ou em agências e consultorias especializadas em recrutamento e seleção, o que aumenta a probabilidade de encontrar os profissionais com as características adequadas.

 

3- Triagem dos candidatos mais alinhados com o perfil da vaga.

A meta do recrutador é selecionar os perfis profissionais que atendam à maioria dos requisitos do cargo, como formação, experiência na área, idiomas, entre outras especificações da empresa contratante. Uma triagem cuidadosa facilita a próxima etapa do processo.

 

4- Entrevistas individuais para seleção dos candidatos mais alinhados ao perfil.

Nesse ponto, o processo torna-se um funil e são selecionados os profissionais que melhor atendem à expectativa da empresa contratante. As observações e critérios vão sendo refinados e o recrutador precisa traçar um perfil completo das características e habilidades do candidato.

 

É necessário avaliar o candidato para além da vida profissional e se certificar que ele poderá se adaptar aos valores da empresa e ao convívio com os futuros colegas de trabalho. A partir dessa seleção, o profissional é encaminhado aos gestores para conversas individuais.

 

5- Negociação salarial e de benefícios e contratação do profissional.

Por ser um dos pontos mais sensíveis da negociação, o salário costuma ser o último item colocado em discussão. O recrutador atento já verificou a pretensão salarial do candidato e avaliou as expectativas de ambos, empresa e profissional, para dar prosseguimento ao processo.

 

A solução para ter um processo otimizado

Atualmente, as empresas podem optar por consultorias especializadas em gestão de pessoas para cada necessidade do negócio. Os processos seguem as mesmas etapas, mas têm especificidades para posições efetivas, contratação de mão de obra temporária ou contratos terceirizados.

 

O suporte de uma consultoria com experiência nos diversos nichos e com uma equipe atualizada, auxilia as áreas de Recursos Humanos, otimizando a seleção de profissionais. Na prática, isso diminui custos e tempo com triagem e testes, deixando as áreas com tempo para focar em suas atividades e na integração dos novos colaboradores.